Pele - Hidratação e Nutrição
Água, boa alimentação e cuidados extra para ter uma pele saudável e luminosa
3/7/20254 min read


HIDRATAÇÃO E NUTRIÇÃO
A água é vida. Dela viemos, daquela sopa primitiva onde tudo começou, e dela precisamos todos os dias, para o nosso organismo funcionar corretamente.
O estado da nossa pele é reflexo do estado do nosso organismo interno. Beber uma quantidade de água adequada e ter uma boa alimentação são os principais ingredientes para ter uma pele em boas condições, bonita e luminosa. Mas a nossa pele gosta de alguns cuidados extra e em ocasiões precisa de um reforço.
Demos a pele a importância que merece. Sabiam que é o nosso maior órgão? Sim a pele é considerada um órgão, e este cobre cerca de 2m2 e pesa uns 4kg. Ela é a primeira linha de defesa do nosso corpo contra as bactérias e fungos, ajuda a regular a temperatura corporal, tem função sensorial e excretora de substâncias que o organismo precisa eliminar.
Assentes as bases da hidratação, beber água e boa alimentação, vamos ver como podemos ajudar a nossa pele a estar mais hidratada e nutrida para o nosso maior bem-estar. Falamos de hidratação e nutrição da pele, é a mesma coisa? É a mesma coisa ter a pele desidratada que seca? Não.
A hidratação consiste em repor a água na pele. Os produtos que ajudam a hidratar a pele são os tónicos, águas micelares e os cremes e loções hidratantes (faciais ou corporais), atuam como una bebida de água para a pele com a finalidade de preenche-la de água. São formulações com uma grande quantidade de água, tendo uma absorção relativamente rápida. Geralmente a maioria dos cremes hidratantes têm também óleos (em menor proporção que a água) para retardar a evaporação da água. Estes cremes podemos aplica-los em qualquer altura do dia, de preferência com a pele limpa de manhã e a noite. Os sintomas de pele desidratada é o decaimento desta, as células da pele não estão cheias de água e isso reflete no seu aspeto; quando a pele esta hidratada esta apresenta um aspeto mais turgente.
Por outro lado, a nutrição consiste em restituir os óleos naturais da pele e reparar a pele da exposição as condições ambientais. Para este efeito podemos usar óleos, manteigas ou cremes nutritivos faciais ou corporais. Os dois primeiros não incluem água na sua composição, mas sim os cremes nutritivos embora a proporção de óleos e manteigas seja mais elevada que a de água. A sua absorção é mais lenta, criando uma camada protetora na pele, tendo também uma ação reparada (como é o caso dos cremes gordos para as mãos ou pés). Sobretudo pela ação do frio do inverno (acontece muito as gretas nos lábios), ou pessoas que por profissão tenham uma exposição prolongada ao sol, podem sentir a pele tesa, tensa, este é o sinal duma pele seca. O melhor momento para aplicar estes produtos é depois do banho, assim ajudamos a reter a água e prolongar a hidratação nas camadas mais profundas. Depois da aplicação devemos esperar um pouco para a completa absorção, pelo que a noite ou em momentos de relax e cuidado seriam as melhores alturas.
A escolha dum hidratante e/ou nutritivo depende de fatores como: o nosso tipo de pele, a época do ano, a nossa idade e as preferências pessoais. Por exemplo quer a hidratação como a nutrição ganham importância à medida que envelhecemos, pois perdemos água nas nossas células e as glândulas sebáceas produzem menos óleos. É aconselhado quer uma hidratação, quer uma nutrição diária. No caso de peles oleosas devemos reduzir o uso de óleos e manteigas, mas não eliminar por completo, e no caso de peles secas aumentar o uso destas.
Por último gostava de falar de hidratação e nutrição noutras partes do corpo; como as unhas, as quais podemos cuidar aplicando óleos como o rícino ou cânhamo; ou como o cabelo, o qual tendemos a lavar para tirar a gordura e aplicar amaciador para pentear melhor, mas o objetivo não é só ter o cabelo limpo, é ter o cabelo saudável, para o qual devemos ter em conta que precisamos de certo grau de gordura (no coro cabelo há glândulas sebáceas encarregues de manter uma oleosidade saudável como proteção), pelo que; lavemos o cabelo (1-2 vezes por semana seria ideal) para tirar a sujidade e depois vamos a hidrata-lo, nutri-lo ou repara-lo dependendo das nossas necessidades. Podemos hidratar o nosso cabelo (quer seja nas pontas ou no cabelo todo) com aloé vera, nutrir com diferentes óleos (jojoba, abacate, cânhamo…), reparar com ceras naturais (abelha, candelilla, carnaúba…), dar brilho com vinagre e outras propriedades e cheirinhos deliciosos com chás de plantas!
Antes de aprofundar no tema, eu achava tinha pele normal e cabelo normal. Hoje em dia aplico creme hidratante e óleo facial diariamente, e depois do banho (normalmente a noite) um óleo ou manteiga corporal. No cabelo também comecei a usar óleos e a fazer algumas máscaras (adorei o efeito do aloé vera). Resultado quer a minha pele quer o meu cabelo estão muito melhores!
Espero tenha sido útil. Cuidem-se, mimem-se, dediquem-se tempo.
Elena
para nós_ pela terra
Cosmética e Produtos de Higiene Naturais
Contactos
Subscreva a nossa Newsletter
(+351) 916391877
© 2025. Khora Cosmetics -All rights reserved.









