Sobre o cabelo e os seus cuidados

Cuidados naturais para cuidar o nosso cabelo

5/12/20253 min read

O Cabelo é o maior conjunto de pelos que temos no nosso corpo. E ao igual do resto, esta aqui para nos proteger, para proteger a pele, as zonas sensíveis e importantes, como, por exemplo, as pestanas e as sobrancelhas protegem os olhos, o pelo púbico à zona genital, e o cabelo à nossa cabeça, o nosso cérebro. Más também o cabelo é bonito e até divertido. É um elemento que relacionamos muito com os nossos sentimentos, quem não cortou o cabelo para se libertar, para mudar de ares, para nos sentirmos mais leves e deixar atrás alguns aspetos da vida.

O cabelo é uma parte de nós, do nosso exterior, mas que uma vez mais, também reflete a nossa saúde interior, a nossa genética, as estações do ano e as fases da nossa vida. As mulheres que já passaram por uma gravidez de certeza se lembram de aquele cabelão de leão, brilhante e abundante que a gravidez nos oferece, mas não por muito tempo, durante a amamentação o cabelo começa a cair e fica mais fraco. Momentos de mais stress podem causar caspa, comissão, oleosidade ou cabelo seco. No caso dos homens, mas também em algumas mulheres, pode acontecer alopecia, sendo este um momento de grande mudança externa e interna que requer cuidados e aceitação.

Tendo por base uma alimentação saudável e equilibrada adequada as nossas necessidades e biótipos, podemos sempre fazer uns extras pelo nosso cabelo. Para mim o primeiro ponto é realizar uma lavagem com um champô suave e nutritivo. Dependendo das nossas circunstâncias podemos também optar por champôs com algumas propriedades específicas que vão ao encontro das nossas necessidades.

A quantidade de lavagens também é uma questão importante. Lavar duas vezes por semana, ou até uma, é uma maneira de ter um cabelo limpo e saudável mantendo a microbiota do nosso coro cabeludo, porque não se trata só de cuidar o nosso cabelo, senão o nosso coro cabeludo. Acontece, que ao estarmos habituados a lavar o cabelo umas 3-4 vezes por semana ou até diariamente, ao reduzir a frequência de lavagens, sentimos o cabelo mais oleosos. Esta situação é sintoma de uma lavagem excessiva. Cada vez que lavamos retiramos a gordura naturalmente presente no coro cabeludo, a qual é fundamental para manter a saúde do nosso cabelo. Quanto mais lavarmos, mais gordura o nosso corpo vai produzir para tentar encontrar um equilíbrio. De aí, que ao diminuirmos a frequência de lavagens, no início, aconteça um aumento da oleosidade, a qual tende a equilibrar-se passado um ou dois meses. Neste processo, para sentir menos a oleosidade no cabelo podemos usar champô seco, que absorve a oleosidade excedente (aplicar, deixar atura uns minutos e pentear).

Podemos também adotar algumas rotinas, ou simplesmente alguns tratamentos esporádicos (caso não consigamos fazer disto uma rotina). Dentro da minha experiência há três tratamentos que adoro! E animo-vos a indagar mais e experimentar! Para nutrir em profundidade gosto de aplicar óleo no cabelo, incluindo a raiz, massajar e deixar fazer efeito uma noite, no dia seguinte lavar (vejam quais são os óleos mais indicados ou que mais gostam). Para hidratar gosto de aplicar aloé vera em gel no cabelo todo, incluindo também a raiz, e deixar atuar algumas horas, depois pentear ou lavar, vão sentir uma maior hidratação, uma suavidade única e um aumento do volume. E para dar mais brilho e aroma e algumas propriedades, podemos enxaguar o cabelo com chás de plantas e ou vinagre (este sempre diluído em água).

Queria por último falar da importância de pentear o nosso cabelo. Ao pentearmos o cabelo, eliminamos pó e células mortas que vão se acumulado ao longo do dia, e ao mesmo tempo, fazemos uma massagem na raiz e no coro cabeludo que costuma estimular o crescimento. Mas atenção, usemos uma escova suave, ideal é de madeira ou bambu, e evitemos utilizar o secador muito perto do cabelo, só de vez em quando, quando queremos um penteado para uma ocasião especial, senão deixemos e aceitemos o jeito do nosso cabelo, também é o nosso jeito!

Elena