Choose between Zero Waste Discount or Family Discount - FREE SHIPPING TO MADEIRA ISLAND
Higiene bucal natural
Cuidar dos nossos dentes e da nossa boca
8/26/20254 min read


Nascemos sem dentes, ou melhor, com os dentes escondidos. Não precisamos deles no início, sugar o leite é mais fácil assim. Mas depois precisamos de começar a comer alimentos, e aí vem os nosso pequenos e lindinhos dentes de leite que trazem com eles lendas e miminhos para explicar-nos porque é que eles caem, e que é que vem a seguir. Lá para os 6-7 anos, começa a nossa caminhada até ao adulto, a concretização óssea, e uns grandes dentões desproporcionados, ainda para o nosso pequeno corpo, vão nascendo. É importante já desde os nossos dentes de leite, ir ganhando o hábito da limpeza bucal, dar aos dentes a importância que eles merecem e cuidá-los para nos acompanhar o máximo de tempo possível; sabendo que existe naturalmente um envelhecimento dos dentes assim como do resto do nosso corpo.
Gostaria de trazer aqui alguns cuidados bucais e dos dentes, vindos de diferentes culturas e ideologias.
Sabiam que alguns estudos recentes estão a demostrar que é mais eficaz lavar os dentes antes das refeições? A lógica por trás, é ter a boca limpa e livre de bactérias para receber os alimentos e houver menor ação das bactérias enquanto a comida está na boca. De qualquer maneira eu recomendaria pelo menos bochechar para eliminar os restos que ficaram na boca depois da refeição.
A medicina chinesa e a Ayurveda recorrem à língua, entre outros elementos, para diagnosticar a nossa saúde. Durante a noite o nosso corpo faz uma depuração das toxinas, algumas delas são excretadas pela urina no dia seguinte, e outras são depositadas na nossa boca e na nossa língua. De aí a importância de lavar a boca de manhã, para eliminar esta carga de resíduos e bactérias que não queremos que nos acompanhem durante o dia. Para tal fim podemos usar um raspador de língua em cobre, podemos bochechar com algum colutório natural, ou fazer o oil pulling, o qual consiste em bochechar com óleo de coco ou óleo de sésamo (ambos com propriedades antibacterianas) durante alguns minutos.
Que é que mais temos na boca? Gengivas! Por vezes surgem algumas mudanças ou ocorrências nelas, como o escurecimento, ou a retração entre outras. Embora não resolva de todo, podemos contribuir para desacelerar estes processos. Podemos massajar com um óleo (coco ou sésamo) as nossas gengivas para retardar assim a sua retração, ou com uma pasta de óleo com bicarbonato de sódio para ajudar a branquear de novo as gengivas no caso de escurecimento.
Dentro da lógica do cuidado natural do nosso corpo e cuidado e proteção do nosso planeta, animo-vos a escolher escovas de dentes feitas de materiais naturais, como madeira, bambu ou fibras vegetais (milho, trigo, arroz…). Há muitas opções, algumas até recarregáveis, criando ainda menos resíduos. E já ouviram falar do miswak, a escova mais natural que existe. No fundo é um pedaço de madeira de uma árvore (Salvadora pérsica), que se desfia na ponta ficando uma espécie de escova de dentes, e que ao mesmo tempo tem presente substâncias benéficas para o cuidado bucal com ação antissética, antibacteriana e até contém fluoreto natural, pelo que nem precisamos de dentífrico!! É incrível tudo o que a natureza nos oferece! Seja qual for a escova pela que optemos, a recomendação da Ordem Portuguesa dos Médicos Dentistas é mínimo 2 vezes por dia 2 minutos cada vez, tendo em conta todas as faces dos dentes, e recorrendo a movimentos circulares com uma inclinação de 45º.
Também vamos escolher dentífricos e colutórios com ingredientes naturais; há receitas simples que até podemos fazer em casa, um chá de tomilho e cravinho já é um colutório excelente. A opção de fluor é uma escolha um pouco controversa, mas caso vocês optem por usar, animo-vos a escolher dentífricos naturais com flúor.
Existe ainda outro tipo de cuidado de higiene bucal que devemos fazer com regularidade, usar fio dentário, para que não fiquem pedacinhos de comida ou tártaro escondido entre os nossos dentes. Existem várias opções no mercado, fio ou fita, com cabo ou sem cabo… mas mais do que isso, mais uma vez, animo-vos a optar por materiais naturais, deixar de lado os fios de plástico e usar fios vegetais ou até de seda natural.
Por último no meu discurso, e o primeiro em importância, vamos a base da nossa saúde, a nossa alimentação. Alimentos ácidos, como açúcares ou álcool desgastam o nosso esmalte e criam ambientes propícios para as bactérias causantes das caries atuarem. Outros hábitos como fumar ou beber muito café podem escurecer e amarelar os nossos dentes. Do outro lado da moeda, até há alguns alimentos que ajudam a limpar a boca depois das refeições como por exemplo as maças.
Os nossos dentes vão mostrar a nossa saúde interior e a nossa história, com os bons e os maus momentos. Animo-vos a não esconder, a não ter vergonha, é conveniente sim arranjar um dente, colocar um implante numa zona visível e que faça falta para comer ou por ortodontia para os dentes estarem bem colocados e facilitar assim a mastigação e a limpeza. Mas eu não encontro sentido a raspar os nossos dentes saudáveis para colocar coroas perfeitas e reluzentes para ficar com um sorriso excelente, mas sem personalidade. Sim por saúde, não por beleza perfeita!
Elena
for us_ for the earth
Natural cosmetic and personal care products
ContacTS
SubscrIBE TO OUR Newsletter
(+351) 916391877
© 2025. Khora Cosmetics -All rights reserved.






Av. 25 de Junho, Santa Cruz Shopping, 1º andar, Loja M, 9100-180 Santa Cruz Madeira, Portugal
