Contra mim falo
Sobre produtos e processos
2 min read


- CONTRA MIM FALO -
Os que me conhecem sabem que não gosto muito de vender. custa-me pôr um preço no meu trabalho. É claro que gosto de me sentir retribuída e numa situação justa com os outros, mas gosto tanto de dar, de oferecer, de partilhar... E é neste sentido de partilha que vai este texto, que como o próprio título diz falo contra mim, mas a favor de tantas outras coisas que não resisto.
Hoje em dia, nos cuidados de higiene e limpeza da casa, damos muita importância aos produtos em si, em vez das ações. Queremos limpar um fogão cheio de gordura acumulada durante a semana, sem esforço e no mínimo tempo possível, queremos um produto que seja deitar, passar um paninho e já está. Pois, é confortável, mas tem custos. Além dos económicos, porque são produtos caros, tem custos a nível da nossa saúde. É importante refletir sobre como os produtos que usamos para manter a nossa casa limpa contêm certas substâncias industrializadas que podem acabar por danificar muito a nossa saúde (irritação cutânea, irritação ocular, asma e irritação das membranas mucosas, entre outros). E não podemos deixar fora da equação o impacto que tem todo este arsenal de produtos e as embalagens que os envolvem na poluição de águas, ecossistemas e vida animal.
Já devem imaginar qual vai ser o meu discurso.... Toca a arregaçar as mangas, toca a esfregar, toca a lavar mais frequentemente, desta maneira conseguiremos optar por soluções mais naturais que cumprem perfeitamente a sua função de limpeza, deixando belos aromas na casa e sentindo-nos mais seguros e saudáveis.
São muitos os exemplos que podemos colocar, mas falemos agora um pouco sobre higiene pessoal. Gostava de colocar o caso da limpeza dos dentes; que pasta escolher, com ou sem flúor, o xilitol e o carvão ativado estão na moda, bicarbonato de sódio sim ou não.... pois bem, sabem uma coisa, podiam deixar tudo isto de lado e ter uma boa limpeza da boca. Surpreendidos? O mais importante neste caso é a escova de dentes, a escovagem, a nossa destreza e empenho e lavar o tempo necessário, sempre depois das refeições, sendo importantíssimo antes de ir para a cama. Mas podemos ir mais além, cuidar dos nossos dentes passa por cuidar o que, e como comemos, pois a nossa alimentação está intimamente relacionada com o ph da nossa saliva, a qual afeta o estado de saúde dos nossos dentes. Quando comemos, o ph da nossa saliva fica mais ácido, favorecendo a digestão, mas também favorecendo o aparecimento e desenvolvimento das caries. Conhecem a regra do 2x2x2? Escovar os dentes duas vezes por dia, durante dois minutos e, a seguir à escovagem e às refeições principais, aguardar duas horas até comer para o nosso ph bucal poder se regular.
São muitos mais os exemplos que poderia apresentar, mas no fundo trata-se de ser mais conscientes e respeituosos connosco e com o meio que nos envolve, aproximar-nos mais da nossa natureza e dedicar mais tempo ao nosso cuidado. Sejamos os responsáveis da nossa saúde e contribuamos para a saúde global e do ecossistema.
Abraço - Elena
para nós_ pela terra
Cosmética e Produtos de Higiene Naturais
Contactos
Subscreva a nossa Newsletter
(+351) 916391877
© 2025. Khora Cosmetics -All rights reserved.









